A Formação da música popular brasileira através de seus artistas negros


Este curso é gratuito e parte de uma ideia simples: aprender é sempre um encontro.

Para saber quem está aqui, acompanhar o processo e mantermos essa conversa viva, deixe seu nome e e-mail no formulário abaixo. A escuta continua.

Sua inscrição não pôde ser validada.
Você fez sua inscrição com sucesso.

Acompanhe o curso


A música popular brasileira amplamente consumida no mundo inteiro é muitas vezes acessada sob o viés de uma prática de mercado imposta, que ao visar aspectos comerciais não torna clara as raízes que a mantêm, e que sobretudo, lhe deram origem. Conhecer estas raízes e seus personagens criadores significa conhecer também aspectos da formação do país e consequentemente de nós mesmos. Dentre tantos recortes possíveis no universo da música popular brasileira, um deles se torna primordial para sua compreensão, ou seja, a produção realizada por seus artistas negros. 

O curso online “A Formação da Música Popular Brasileira através de Seus Artistas Negros” apresenta o papel fundamental da cultura afro-diaspórica na criação da identidade musical do Brasil. Ao longo de 10 vídeo-aulas traça um percurso histórico desde o século XVIII até os tempos atuais, apresentando gêneros musicais como a modinha, choro e samba, destacando artistas pioneiros como Domingos Caldas Barbosa, Henrique Alves de Mesquita, Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado, Pixinguinha, Hilário Jovino Ferreira, Tia Ciata, Donga, Sinhô, Ismael Silva, Milton Nascimento e Gilberto Gil. O curso revela os diversos encontros, cruzamentos e transformações ocorridos no processo de formação da música popular brasileira, que por sua vez revelam territórios, contextos de exclusão, resistência cultural, assim como diversidade e potência criativa. 

Apresentado de forma expositiva e acessível, com a utilização de imagens ilustrativas e exemplos musicais, o curso possui formato online dividido em 10 vídeo-aulas de aproximadamente 10 minutos cada, e duração total aproximada de 1h40min. 

Carga horária: 

1h 40min. 

Metodologia:

Vídeos expositivos com a utilização de imagens ilustrativas e exemplos musicais 

Público alvo:

Jovens e adultos, estudantes de música e/ou interessados em música. Não é necessário conhecimento técnico prévio para acesso ao curso. 

Curso online: A Formação da Música Popular Brasileira através de Seus Artistas Negros

Vídeo 1: Introdução

Vídeo 2: Domingos Caldas Barbosa

Vídeo 3: Henrique Alves de Mesquita / Chiquinha Gonzaga

Vídeo 4: Joaquim Callado / Anacleto de Medeiros / Pixinguinha

Vídeo 5: Hilário Jovino Ferreira / Tia Ciata

Vídeo 6: Donga / Sinhô

Vídeo 7: Ismael Silva / Escolas de Samba

Vídeo 8: Milton Nascimento

Vídeo 9: Gilberto Gil

Vídeo 10: Conclusão

Ministrante: Clairton Rosado

Doutor em Música/Composição, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com a tese “Muitas notas vão entrar, mas a base é uma só: Recorrências no processo composicional de Tom Jobim”. É Mestre em Artes/Música, pela Universidade de São Paulo – USP, com a dissertação “Brasília – Sinfonia da Alvorada, Estudo das Concepções Estético Composicionais da Obra Sinfônica de Tom Jobim”. Bacharel em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Foi professor/tutor à distância da Universidade de Brasília – UnB / Universidade Aberta do Brasil – UAB; e parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura – MinC; do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF; do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA/PE; do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE/PR; da Fundação Catarinense de Cultura – FCC/SC, e do Ministério do Turismo – MTur, além de Parecerista do Guia Da Faculdade – Quero Educação / Jornal O Estado de São Paulo. Realizou a direção artística da I Mostra de Música Erudita Vindima Goethe [2021] e da II Mostra de Música Vindima Goethe [2023] – Urussanga/SC. Foi Diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma/SC [2021-2023]; além de programador musical da Rádio Som Maior FM, e apresentador dos programas “Pro dia nascer feliz” [Jazz], “Wave” [MPB e Jazz], Vambora [Pop Rock] e Reconvexo [MPB e Jazz]. É autor do livro de história da música “Música, Breve História”. É coautor do livro infantil “O Universo Encantado de Aurora – O Despertar”, assim como, codiretor e narrador dos filmes “As Histórias de Dona Samambaia” e “O Universo Encantado de Aurora”, além de diretor da contação de histórias “O Universo Encantado de Aurora – Uma contação de histórias vivencial”. 

Bibliografia:

BARBOSA, Domingos Caldas. Viola de Lereno. Rio de Janeiro; Brasília: Civilização Brasileira, 1980. p. 13-24. Prefácio de Francisco de Assis Barbosa; introdução, estabelecimento do texto e notas de Suetônio Soares Valença. 

CASTAGNA, Paulo. A modinha e o lundu nos séculos XVIII e XIX. In: STROETER, Guga; MORI, Elisa (org.). Uma árvore da música brasileira. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020. p. 51-86.

CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. 5. ed. São Paulo: Ed. 34, 2021.

DINIZ, André. O Rio musical de Anacleto de Medeiros: a vida, a obra e o tempo de um mestre do choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. 9. ed. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1999.

FAOUR, Rodrigo. História da música popular brasileira, sem preconceitos: dos primórdios, em 1500, aos explosivos anos 1970, vol. 1. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2023.

__________.  História da música popular brasileira, sem preconceitos: de fins dos explosivos anos 1970 ao início dos anos 2020, vol. 2. Rio de Janeiro: Record, 2022.

KIEFER, Bruno. A modinha e o lundu: duas raízes da música popular brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Movimento, 1977.

LOPES, Nei. O amplo e diversificado universo do samba. In: STROETER, Guga; MORI, Elisa (org.). Uma árvore da música brasileira. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020. p. 91-107.

MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: Ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007.

MC’S, Racionais. Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

MONTEIRO, Marcelo. Avalanche: a revolução do streaming (2010-2020): 51 nomes para conhecer a novíssima música brasileira. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2024.

MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. São Paulo: Todavia, 2022. Edição revista e atualizada.

NETO, Lira . Uma história do samba: volume I (As origens). São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ROSADO, Clairton. As travessias de Milton. A Tribuna. Criciúma, 23 ago. 2012. Do Leitor, p. 02-02.

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917 – 1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. / Ed. Ufrj, 2001.

SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

SIMAS, Luiz Antonio; MUSSA, Alberto. Samba de enredo: história e arte. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2024.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

TINHORÃO, José Ramos.  História Social da Música Popular Brasileira. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

__________. Os sons dos negros no Brasil: cantos, danças, folguedos: origens. 3. ed. São Paulo: Ed.34, 2012.

__________. Pequena História da Música Popular: da modinha à canção de protesto. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 1974.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoio:

Realização:

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024